DICAS

..:: Tudo sobre Enduro de Regularidade
      O enduro de regularidade é uma competição de resistência onde o que importa é a regularidade. Os obstáculos ao longo do percurso tendem a tirar o piloto do seu tempo ideal de prova. É necessário um profundo entrosamento entre a moto e o piloto e um bom conhecimento de navegação por que no final do dia, ganha quem erra menos.
      Não adianta nada ser um superpiloto se você vive caindo ou cansa rapidamente. Motos muito potentes como as de cross também não é vantagem já que elas cansam o piloto mais rapidamente e vão complicar a sua vida na hora de sair de algum sufoco. (consulte a seção sobre transformar moto de cross em enduro) Tome cuidado quando estiver lendo a planilha para não se distrair da estrada e tente decorar a próxima referência para não perder muito tempo com isso. Se você estiver muito atrasado não tente descontar o tempo acelerando tudo, procure pilotar de forma mais rápida, mas sem perder a suavidade, assim cansa menos e evita outros atrasos. O importante é participar, vencer é lucro!!
      Para praticar o trail o mais importante é o seu estado de espírito. Você deve aproveitar o passeio da melhor maneira possível sem ficar preocupado onde e quando vai chegar. Aproveite para observar a natureza e aperfeiçoar a sua pilotagem.
      Nunca ande por trilhas sozinho e ao andar por lugares desconhecidos preste atenção às encruzilhadas e aos pontos de referência (morros, árvores, rios etc...) para não ficar perdido. Calcule a distância entre os abastecimentos com uma margem de segurança dependendo do seu grau de conhecimento da região para não ficar sem combustível no meio do mato. Se sentir que está cansado, diminua seu rítimo, beba um pouco de água e coma um pouquinho. Sempre mantenha alguém em casa informado sobre o seu trajeto, sobre o horário que pretende voltar e com quem você vai. Nunca entre de moto em um lugar que você não sabe se tem saída, verifique antes a profundidade dos rios e atoleiros.
      • Se alguma coisa acontecer de errado mantenha a calma. Nunca se desespere procure avaliar a situação da melhor maneira possível antes de tomar qualquer decisão.
      • Sinalize os perigos do trajeto levantando um dos braços.
      • Mantenha sempre sua moto em bom estado de conservação.
      • Conheça as regras básicas de primeiros socorros.
      • Mantenha fechados tronqueiras e porteiras.
      • Filie-se e participe do motoclube de sua cidade.
      • Respeite e confraternize com os habitantes das localidades. Diminua a velocidade sempre que avistar alguém ou cruzar uma vila.
      • Pilote sempre bem equipado. Use a cabeça! Não vai sair por ai batendo ela em qualquer lugar.
      • Capacete serve para proteger um celebro que funciona tão mal que não impede que seu corpo realize uma atividade que vai colocar este mesmo celebro em perigo.

Proteja a natureza.

      Nunca jogue lixo na trilha.
      Se possível traga de volta também o de pessoas menos cuidadosas.
      Evite estragar a vegetação para criar atalhos, eles podem formar erosão.
      Cuide para não contaminar a água de riachos com óleos e combustíveis.
      Não acenda fogo na mata.

      A topografia do Brasil extremamente favorável, aliada à ausência de lazer de massa e pela limitação dos clubes campestres, tornou-se em pouco tempo propicio a prática deste esporte.
ENDURO surgiu do Hobby de fazer Trail.

Exemplo de Planilha      A palavra ENDURO vem do vocabulário francês e significa resistência.
      Foi criado como uma forma de competição dentro da modalidade "trail", e, é praticado emtrilhas (caminho, picada). Estas trilhas podem ser constituídas de estradas abandonadas ou secundárias, estradas pavimentadas ou não.
      Sendo assim, uma competição de trail ouenduro de regularidade, associa geralmente a resistência do piloto e da moto, ao longo das irregularidades de uma trilha, seguindo as orientações básicas descritas em planilha (mapa indicando o caminho) e a média de velocidade em cada trecho da competição, confeccionada pela organização da prova. Não se engane, em muitos trechos tem que acelerar pra valer para permanecer na média.
      Vence a prova aquele que obtiver maior regularidade nos diversos trechos do percurso, que não pode estar adiantando e nem atrasado durante a prova. Durante o percurso da prova existem os Postos de Controle (PC’s) secretos que registram a passagem e o horário dos pilotos.
      As provas normalmente duram algumas horas, mas podem ter longos trajetos, com duração de vários dias, passando por diversas Cidades e Estados.
      Desta forma, máquina e piloto têm que estar sempre bem preparados, em sintonia para enfrentar as dificuldades do percurso.
      Para cada segundo de atraso em relação ao tempo ideal corresponde 1 ponto perdido e para cada segundo adiantado corresponde a 3 pontos perdidos. São tolerados alguns segundos de atraso sem perder pontos com PC. Esta tolerância depende do regulamento da prova e por categoria do piloto. No caso do piloto passar adiantamento essa tolerância não é permitida. O piloto que perder menos pontos, é considerado o vencedor da competição.
      O Enduro de Regularidade é praticado exclusivamente no Brasil. Em outros países se pratica o Enduro F.I.M., que é uma modalidade onde todo o trecho é bandeirado e não é necessária a planilha. O Enduro FIM mistura trechos de velocidade cronometrados com trechos de regularidade e deslocamentos.