Exemplificação do formato da planilha: |
MA é média de velocidade da Categoria A |
MB é média de velocidade da Categoria B |
ACL A é o tempo total (acumulado) de prova da cat. A |
ACL B é o tempo total (acumulado) de prova da cat. B |
O T na coluna Km indica o número do trecho |
A letra D colocada no campo de MA/MB indica um trecho de deslocamento. |
FAZ DE CONTA QUE SOMOS DA CATEGORIA NOVATOS, VAMOS COMEÇAR A NAVEGAR, ZERE SEU ODOMETRO E ZERE SEU CRONOMETRO NA HORA EXATA DE SUA LARGADA. A PARTIR DE AGORA VOCÊ OBSERVA O ODOMETRO DA MOTO E COMPARA COM A COLUNA 1, O LOCAL ONDE ANDA COMPARA COM A COLUNA 2 E O SEU RELOGIO COMPARA COM A COLUNA 3, TENTE O BINÔMIO DISTANCIA x TEMPO SEMPRE IGUAL AO DA PLANILHA. BOA SORTE!
Início do Trecho 1 – Trecho de deslocamento que começa, em uma referência com |
saída a direita, siga |
indica 3 minutos, portanto, esse é um deslocamento de três minutos, ou seja, têm se |
três minuto para se percorrer o trecho que vai da ref. 0,0 até a ref. 0,3 (início do trecho2) |
Esta referência não tem tempo pois faz parte de um trecho de deslocamento (não |
interessa seu tempo na posição). Significa que quando o odômetro marcar 0,12 você |
deverá
estar em um trevo estilo “calcinha”, siga a direita. |
Início do trecho 2, nossa média agora é |
Com 0,47 passe reto pela porteira... |
Com 0,8 passe reto ao lado da lagoa |
Perigo sinalizado por uma bolinha preta (pode ser uma caveirinha ou exclamação também). |
àrvore caída em 1.13. Passe por cima do tronco. |
Em 1,23 saia da trilha (linha torta) e pegue a estrada de terra (linha reta mais grossa) |
em sentido para direita. |
Atenção !!! (representado pelo triângulo), em 1,34 saia da estrada e entre na trilha a |
direita. |
Em 1,4 sai da trilha principal (linha mais grossa) e entre na trilha secundária (linha mais |
fina) à direita |
Em 1,5 acaba o calçamento que você estava, continue reto |
Em |
Em 3,05 vire a direita no cruzamento logo após o campo de futebol. |
Cuidado Duplo Perigo !!! Em 3,15 você irá passar ao lado de uma erosão perigosa. Vá |
com cautela, perceba que o trecho mudou e que agora a média é MÉDIAS BAIXAS INDICAM LOCAL PERIGOSO OU DÍFICIL DE TRANSPOR. |
Em 3,26, siga reto ao passar uma igreja a sua direita |
Em 3,42, siga reto passando por dentro do túnel. |
Em 3,67, siga reto passando com um cruzeiro a sua esquerda |
Em 3,99, na bifurcação em Y, pegue a direita |
Passando por uma curva grande e aberta, em 4,36, pegue a esquerda em uma trilha |
próxima a um poste que estará a sua direita |
Em 4,82 você deve seguir reto e terá uma casa a sua direita |
Em 4,99, quando chegar ao cruzamento, zere seu odômetro e siga reto |
Em 0,50, ao lado do posto de gasolina, se inicia o trecho 4, a média muda para 27 |
Km/h. Siga reto. |
Atenção ao trajeto (triângulo), em 0,66, antes de passar a árvore, entre na trilha à direita |
Em 0,84, vire a esquerda antes de chegar na porteira... Aí inicia-se o trecho 5 que |
começa com um neutro de 30 minutos. Note que nossa categoria inicia com 17:23 e sai |
com 47:23. Quando seu cronômetro indicar 47:23, você deverá partir, atentando-se que |
a média a ser seguida é 27 Km/h. Neutros são paradas técnicas para descanso, |
alimentação, reparos e etc. Normalmente, toda prova tem um neutro com grande |
período, mais ou menos, na metade do percurso, alem de pequenos neutro para o piloto recuperar possíveis atrasos e voltar a regularidade, senão a prova vira de velocidade.. |
Com 0,90 você passará reto sobre uma ponte. |
Em 1,33, ao passar por um mata burro longitudinal (MBL), haverá mudança de trecho e |
a média passa a ser 39 Km/h. Apesar de não ter aviso de perigo, esse tipo de mata |
burro representa perigo ao piloto. É aconselhável que onde a organização não indicou |
Se prepara para acelerar, com certeza na bifurcação de 1.07 haverá uma trilha subindo |
Em 2,64, vá reto pela cerca de arame ??? Com certeza deve ter um colchete |
(tronqueira) ou buraco neste ponto da cerca. |
Início do trecho 7 na referência 2,92. A média vai subir para |
ao seu lado esquerdo tiver um canto. Siga reto. |
Em 3.03, atravesse o riacho. |
Em 3,16, atravesse um riachinho. |
Em 3,45, você encontrará um tronco caído, passe por cima... |
Em 3,55, outro tronco, dessa vez você passará por baixo... |
Em 3,65, uma vala, passe por ela !!! |
Em 3.87, siga reto atravessando a linha férrea. |
Em 4,28, no cruzamento, pegue a diagonal na esquerda. Início do trecho 8, média de 27 |
Basicamente, é isso a prova inteira... vire a direita, vire a esquerda, suba, desça, cuidado e etc... |
Tentamos mostrar as referências mais comuns, porém não existe um padrão exato, o importante é |
INTERPRETAR a tulipa (desenho). Olhe a sua volta e compare com o desenho, procure por postes, árvores, porteiras, |
colchetes, cupins, cruzamentos e etc. |
Detalhe, quando o trajeto passa por lugares muito “limpos” (sem muitas referências claras) e sem trilha bem |
definida (ex.: pasto), a organização normalmente colocas BUMPS (aquelas fitas zebradas preto e amarelas) pelo |
caminho correto para ajudar na orientação. Normalmente, está escrito na planilha quando você deve seguir os |
bumps. Encontrar um bump no caminho lhe dá a certeza de estar no rumo certo. Se você ver um bump e não |
estiver escrito na planilha, está tudo OK. Considere esse Bump um “presente” da organização para facilitar a sua |
QUER SABER MAIS, SE INSCREVA NO CURSO DE NAVEGAÇÃO OU PARTICIPE DO ENDURO ESCOLA, BREVE ANUNCIAREMOS AS DATAS.