PLANILHA


Exemplificação do formato da planilha:
MA é média de velocidade da Categoria A
MB é média de velocidade da Categoria B
ACL A é o tempo total (acumulado) de prova da cat. A
ACL B é o tempo total (acumulado) de prova da cat. B
O T na coluna Km indica o número do trecho
A letra D colocada no campo de MA/MB indica um trecho de deslocamento.
FAZ DE CONTA QUE SOMOS DA CATEGORIA NOVATOS, VAMOS COMEÇAR A NAVEGAR, ZERE SEU ODOMETRO E ZERE SEU CRONOMETRO NA HORA EXATA DE SUA LARGADA. A PARTIR DE AGORA VOCÊ OBSERVA O ODOMETRO DA MOTO E COMPARA COM A COLUNA 1, O LOCAL ONDE ANDA COMPARA COM A COLUNA 2 E O SEU RELOGIO COMPARA COM A COLUNA 3, TENTE O BINÔMIO DISTANCIA x TEMPO SEMPRE IGUAL AO DA PLANILHA. BOA SORTE!




Início  do  Trecho  1    Trecho  de  deslocamento  que  começa,  em  uma  referência  com
saída  a direita,  siga  em  frente.  Note  que  ao  final  do trecho  (ref.  0,3) o  tempo  total
indica  3  minutos,  portanto,  esse  é  um  deslocamento  de três  minutos, ou  seja,  têm  se
três minuto para se percorrer o trecho que vai da ref. 0,0 até a ref. 0,3 (início do trecho2)
Esta  referência  não  tem  tempo  pois  faz  parte  de  um  trecho  de  deslocamento  (não
interessa  seu  tempo  na  posição).  Significa  que  quando  o  odômetro  marcar  0,12  você
deverá  
estar em um trevo estilo calcinha, siga a direita.



Início do trecho 2, nossa média agora é 30 km/h. Com 0,3 (300 metros) passe pela primeira porteira e e passe tambem pela outra porteira conforme a Tulipa (desenho)




Com 0,47 passe reto pela porteira...


Com 0,8 passe reto ao lado da lagoa



Perigo  sinalizado  por  uma  bolinha  preta  (pode  ser  uma  caveirinha ou exclamação também).  
àrvore caída em 1.13. Passe por cima do tronco.




Em  1,23 saia  da trilha  (linha torta)  e  pegue a estrada  de  terra  (linha  reta  mais  grossa)
em sentido para direita.



Atenção  !!!  (representado  pelo  triângulo),  em  1,34  saia  da  estrada  e  entre  na  trilha  a
direita.


Em 1,4 sai da trilha principal (linha mais grossa) e entre na trilha secundária (linha mais
fina) à direita



Em 1,5 acaba o calçamento que você estava, continue reto






Em 1,65 a estrada termina e começa uma trilha mais estreita, siga reto.
Em 3,05 vire a direita no cruzamento logo após o campo de futebol.


Cuidado Duplo Perigo !!! Em  3,15 você irá  passar ao  lado de uma  erosão  perigosa. Vá
com cautela, perceba que o trecho mudou e que agora a média é 18 Km/h
MÉDIAS BAIXAS INDICAM LOCAL PERIGOSO OU DÍFICIL DE TRANSPOR.





Em 3,26, siga reto ao passar uma igreja a sua direita
Em 3,42, siga reto passando por dentro do túnel.




Em 3,67, siga reto passando com um cruzeiro a sua esquerda
Em 3,99, na bifurcação em Y, pegue a direita





Passando  por  uma  curva  grande e  aberta,  em  4,36,  pegue  a  esquerda  em  uma  trilha
próxima a um poste que estará a sua direita
Em 4,82 você deve seguir reto e terá uma casa a sua direita






Em 4,99, quando chegar ao cruzamento, zere seu odômetro e siga reto







Em  0,50,  ao  lado  do  posto  de  gasolina,  se  inicia  o  trecho  4,  a  média  muda  para  27
Km/h. Siga reto.
Atenção ao trajeto (triângulo), em 0,66, antes de passar a árvore, entre na trilha à direita







Em  0,84,  vire  a  esquerda  antes  de  chegar  na  porteira...  Aí  inicia-se  o  trecho  5  que
começa com um neutro de 30 minutos. Note que nossa categoria inicia com 17:23 e sai
com 47:23. Quando seu cronômetro indicar 47:23, você deverá partir, atentando-se que
a  média  a  ser  seguida  é  27  Km/h.  Neutros  são  paradas  técnicas  para  descanso,
alimentação,  reparos  e  etc.  Normalmente,  toda  prova  tem  um  neutro  com  grande
período, mais ou menos, na metade do percurso, alem de pequenos neutro para o piloto recuperar possíveis atrasos e voltar a regularidade, senão a prova vira de velocidade..

Com 0,90 você passará reto sobre uma ponte.

Em 1,33, ao passar por um mata burro longitudinal  (MBL), haverá mudança de  trecho e
a  média  passa  a  ser  39  Km/h.  Apesar  de  não  ter  aviso  de  perigo,  esse  tipo  de  mata
burro  representa  perigo  ao  piloto. É aconselhável  que  onde  a  organização não  indicou
perigo que o próprio piloto o faça antes da prova ao fazer suas marcações



Se  prepara para acelerar, com certeza na bifurcação de 1.07 haverá uma trilha subindo
um morro (veja o aviso SUBA)

Em  2,64,  vá  reto  pela  cerca  de  arame  ???  Com  certeza  deve  ter  um  colchete
(tronqueira) ou buraco neste ponto da cerca.

Início do trecho 7 na referência 2,92. A média vai subir para 33 Km/h assim que a cerca
ao seu lado esquerdo tiver um canto. Siga reto.



Em 3.03, atravesse o riacho.
Em 3,16, atravesse um riachinho.



Em 3,45, você encontrará um tronco caído, passe por cima...
Em 3,55, outro tronco, dessa vez você passará por baixo...
Em 3,65, uma vala, passe por ela !!!





Em 3.87, siga reto atravessando a linha férrea.
Em 4,28, no cruzamento, pegue a diagonal na esquerda. Início do trecho 8, média de 27
Km/h






Basicamente, é isso a prova inteira... vire a direita, vire a esquerda, suba, desça, cuidado e etc...
Tentamos  mostrar  as  referências  mais  comuns,  porém  não  existe  um  padrão  exato,  o  importante  é
INTERPRETAR  a tulipa (desenho).  Olhe  a  sua volta  e  compare  com o desenho,  procure  por  postes,  árvores,  porteiras,
colchetes, cupins, cruzamentos e etc.
Detalhe,  quando  o  trajeto  passa  por  lugares  muito  limpos  (sem  muitas  referências  claras)  e  sem  trilha  bem
definida  (ex.: pasto), a organização normalmente colocas  BUMPS (aquelas fitas zebradas  preto e amarelas)  pelo
caminho  correto  para  ajudar  na  orientação.  Normalmente,  está  escrito  na  planilha  quando  você  deve  seguir  os
bumps.  Encontrar  um bump  no  caminho  lhe  dá  a  certeza de  estar  no  rumo  certo.  Se  você  ver  um  bump e  não
estiver escrito na planilha,  está tudo OK.  Considere esse Bump um presente  da organização para  facilitar a sua
vida e indicar que você está certo



QUER SABER MAIS, SE INSCREVA NO CURSO DE NAVEGAÇÃO OU PARTICIPE DO ENDURO ESCOLA, BREVE ANUNCIAREMOS AS DATAS.